7 problemas de saúde geral que o dentista pode detectar

Sua boca pode revelar muito sobre sua saúde, de problemas cardíacos à doenças ósseas e demência.

People photo created by freepik - www.freepik.com.

Eu sei que ninguém gosta de receber más notícias na cadeira do dentista. Mas uma boa saúde dentária é um reflexo da boa saúde geral - e o quão bem você cuida dos seus dentes pode refletir o quão bem você cuida do resto do seu corpo. 

É por isso que seu dentista pode dizer muito mais sobre sua saúde do que simplesmente o estado de sua boca. Um exame odontológico de rotina pode revelar problemas nos ossos, no coração ou na digestão, porque certos sinais de alerta vivem dentro da boca. 

E não só os exames odontológicos de rotina podem revelar certos problemas de saúde, como também podem preveni-los. Na verdade, um novo estudo apresentado na reunião anual da American Heart Association descobriu que pessoas que receberam limpezas regulares de dentes tiveram um risco 24% menor de ataque cardíaco e 13 por cento menor risco de acidente vascular cerebral em comparação com pessoas que não receberam tal cuidado dental.

Confira algumas das principais doenças não diretamente relacionadas com a saúde bucal, que o dentista pode identificar:

1 - Demência

photo created by freepik - www.freepik.com

Essa perda gradual da função cognitiva é frequentemente sinalizada por confusão, perda de memória, desorganização - e uma boca saudável. Pessoas com demência precoce podem mostrar todos os sinais de má higiene bucal.

De fato, uma má higiene oral pode até ser um fator de risco para demência, de acordo com um estudo recente publicado no Journal of the American Geriatric Society. Cientistas da Universidade da Califórnia acompanharam mais de 5.000 idosos com mais de 18 anos e descobriram que aqueles que escovavam os dentes menos de uma vez por dia tinham até 65% mais chances de desenvolver demência do que aqueles que escovavam diariamente. Os pesquisadores especulam que isso ocorre porque as bactérias da doença da gengiva podem entrar no cérebro e causar inflamação.

Se você perceber que um ente querido está negligenciando sua saúde bucal, pulando consultas odontológicas e tendo problemas para administrar as rotinas diárias , converse com seu médico.

2 - Problemas cardíacos

Heart photo created by freepik - www.freepik.com

Você sabia que a adoção de hábitos saudáveis ​​para a boca pode, em última análise, manter o coração saudável também? A pesquisa encontrou um número surpreendente de ligações entre o estado da sua saúde dentária e seu coração.

"Gengivas inflamadas e dentes soltos podem ser avisos de doenças cardíacas ", diz Alyson Hope Koslow, DDS, professor assistente clínico de odontologia restauradora da Universidade de Illinois, em Chicago. Isso porque, se você tem uma doença da gengiva como a periodontite, as bactérias nas gengivas podem viajar para o coração e contribuir para a doença arterial coronariana . As bactérias também podem aumentar o risco de doenças cardíacas, contribuindo para a formação de coágulos ou para a acumulação de placas nas artérias, o que pode interferir no fluxo sanguíneo para o coração. Um estudo sueco descobriu que pessoas com mais bolsas de infecção da gengiva ao redor da base do dente tinham 53% a mais de risco de ataque cardíaco em comparação àquelas com menos bolsos.

E como o recente estudo da AHA descobriu, as limpezas dentárias regulares protegem o seu sorriso e protegem também seus batimentos.

3 - Diabetes

Background photo created by xb100 - www.freepik.com

A condição de saúde dental mais comum para diabéticos? Doença da gengiva!

"A doença da gengiva, sangramento nas gengivas e dentes soltos são todos sinais de alerta de diabetes", diz o Dr. Koslow. "Os diabéticos também tendem a ter um tempo de cicatrização mais lento".

Infecções na linha da sua gengiva podem piorar o estado do seu diabetes e podem contribuir para o risco de doença cardíaca e derrame, por isso é importante tomar medidas para manter a boca saudável (e seu diabetes sob controle).

4 - Osteoporose

Background photo created by freepik - www.freepik.com

A osteoporose é caracterizada pelo enfraquecimento dos ossos, e é mais comum em mulheres pós-menopausa. Mas o seu dentista poderia estar informado sobre os seus ossos antes de você.

"A osteoporose não causa alterações nos dentes, mas causa alterações no osso que sustentam os dentes", explica Koslow. "Isso pode aparecer como uma linha de gengiva recuada e dentes soltos."

Se o seu dentista vir algum sinal oral de possível osteoporose, avise seu médico imediatamente.

5 - Distúrbios alimentares

www.freepik.com

Por natureza, pessoas com anorexia ou bulimia geralmente tentam esconder sua condição - mas um dentista pode ser o primeiro a identificá-lo.

Isso porque os transtornos alimentares podem causar má nutrição, o que pode levar a condições orais como sangramento nas gengivas e boca seca. Além disso, "a erosão no interior dos dentes da frente pode ser um sinal de vômito forçado em um jovem com bulimia - o ácido do estômago desgasta o esmalte e também torna os dentes mais sensíveis", diz Koslow.

6 - Refluxo noturno

Resultado de imagem para esofago

"A erosão do esmalte do interior dos dentes, especialmente dos molares superiores, é um indício da doença do refluxo gastroesofágico", diz Koslow. O refluxo dos sucos gástricos pode acontecer à noite - mas você pode não estar ciente disso até que seu dentista veja seus efeitos sobre sua saúde bucal.

A doença do refluxo pode causar erosão do esôfago e pode até levar ao câncer de esôfago, então informe ao seu médico se o seu dentista ver possíveis sinais de refluxo. O tratamento pode incluir elevar a cabeceira da cama, não comer nas horas antes de dormir e tomar remédios bloqueadores de ácido.

7- Boca seca

Business photo created by katemangostar - www.freepik.com

Qual é a importância da boca seca? "A saliva ajuda a lavar as bactérias e detritos que levam a cáries e doenças das gengivas", diz Koslow.

E se você está produzindo pouca saliva, seu dentista saberá. Boca seca pode ser causada por medicamentos ou pode ser um sinal de uma doença, como diabetes ou doença de Parkinson. A solução? Aumente a ingestão de líquidos, e seu dentista pode até sugerir um substituto de saliva.

--

Esses são apenas alguns dos principais exemplos de doenças que podem ser prevenidas e identificadas pelo dentista. Cuidar dos dentes não é somente por estética, mas um boca bem cuidada influencia em uma boa saúde como um todo.

Por isso, não espere os problemas aparecerem. Agende já sua consulta e esteja sempre prevenido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário