Será que preciso de tratamento de Canal?

Descubra quando será necessário o tratamento endodôntico.



Muitas pessoas provavelmente nunca ouviram falar em endodontia, mas certamente já conheceram ou ouviram falar de algo chamado "canal". Muitos pacientes consideram o tratamento do canal um dos procedimentos dentários mais dolorosos e, de fato, por muitos anos, foi um tratamento doloroso e demorado. 

É importante observar que hoje em dia é um tratamento praticamente indolor, quando principalmente da ausência de inflamação na Polpa do dente (região onde encontra-se o nervo do dente), sendo a última tentativa de salvar seu dente de uma extração. O que se torna um procedimento necessário, já que a perda de um dente pode acarretar diversas disfunções na sua mastigação e até mesmo na digestão dos alimentos.

Além disso, não se trata de cirurgia, e sim de um procedimento no qual se remove as bactérias da raiz e se preenche com uma "massa" (material obturador do canal), para que a região fique mais protegida contra futuras cáries. Portanto, não há a remoção da raiz do dente e sim se trata a parte interna dela.

A importância do tratamento de canal é enorme, não só para evitar sérias infecções que podem acometer todo o organismo, como para evitar deficiências de mastigação e posicionamento dentário a longo prazo.


Tratamento da cárie

A endodontia está diretamente relacionada ao tratamento de cárie. De fato, pacientes com cárie que não são tratados adequadamente correm risco de danos mais graves à sua saúde bucal e, portanto, necessitam de intervenção endodôntica. Um especialista pode abrir um dente, remover uma polpa contaminada e restaurar a coroa. Normalmente, seu dentista poderá avaliar a cárie e, se for grave, encaminhá-lo a um endodontista para tratamento de canal.

Como a dor de dente pode estar relacionada a cáries mais graves, o problema pode estar relacionado à polpa. Abaixo explicamos mais sobre as etapas deste tratamento e tudo o que o paciente precisa saber para se manter calmo durante todo o processo.


Quando é necessário o tratamento?

Em ambos os casos, o seu dentista fará uma avaliação inicial, solicitará um exame se necessário e, se forem encontrados danos mais graves, encaminhá-lo-á para um endodontista.

É importante saber que muitos pacientes que precisam de tratamento de canal não apresentam sintomas e nem percebem que têm cáries, pois em muitos casos podem estar entre os dentes e não serem fáceis de ver.


Quantas consultas são necessárias para completar o tratamento?

Em geral, o tratamento endodôntico é feito em um período de 1 a 4 sessões. Por isso é tão importante encontrar um especialista que se especialize em endodontia e esteja pronto para enfrentar qualquer adversidade durante o tratamento.


O que fazer após?

Algumas pessoas acreditam que após o tratamento de canal, este dente não terá mais cárie. Na terapia do canal radicular, a polpa é removida e o canal é então preenchido. Se você não cuidar dele e contrair uma infecção, pode precisar de outro tratamento de canal.

Em até 30 dias após o tratamento de canal é de extrema importância que se faça uma restauração ou uma prótese fixa (bloco ou coroa) para garantir que esse dente não venha a fraturar, já que o tratamento de canal remove o conteúdo interno do dente (a Polpa), deixando a estrutura da coroa do dente um pouco mais fragilizada. 

Além disso, é importante que o paciente fique atento a essa área, evitando comer alimentos muito duros por um determinado período de tempo.


Consultas de acompanhamento

É importante consultar o seu dentista de seis em seis meses, quer tenha feito ou não tratamento de canal. Por isso, as visitas regulares são muito importantes para que o especialista faça um acompanhamento e prevenção mais próximo, para que você não precise passar por um novo curso de tratamento. Dentro de dois anos de tratamento, você deve fazer este teste periodicamente para avaliar se a infecção está progredindo ou diminuindo. Dessa forma, a avaliação e o exame odontológico devem ser realizados periodicamente para evitar que o paciente tenha que tratar o dente para se recuperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário